A Associação dos Cirurgiões e Traumatologistas Bucomaxilofaciais de PernambucoABMF-PE, através de seu presidente Gilberto Sousa Filho, participou na tarde desta quarta-feira, 18, de uma reunião na Secretaria de Saúde do Estado a fim de alinhar as diretrizes acerca da atuação odontológica no Estado durante a pandemia do Coronavírus. Participaram da reunião o presidente do CRO-PE, Eduardo Vasconcelos, o presidente do Soepe, Ailton Coelho e o coordenador de saúde bucal de Pernambuco, Paulo César Santos.

As Entidades citadas, junto também à ABO-PE, protocolaram ofício ao Secretário Estadual de Saúde solicitando participação no Comitê Especial Intermunicipal de Enfrentamento ao Coronavírus.

“Estamos discutindo, também em conjunto, a construção de uma nota técnica que irá detalhar as questões dos atendimentos seletivos/de urgência, dos procedimentos que podem ser adotados pelos profissionais com mais de 60 anos (grupo de risco), entre outros pontos. Estamos recebendo diversos questionamentos e, em conjunto, divulgaremos em breve este documento”, explicou Vasconcelos.

Confira o documento protocolado na íntegra: http://bit.ly/3d3Rivk

A ABMF-PE vem a público alertar a respeito das precauções necessárias ao controle do Coronavírus. Não há motivo de alarde e pânico, mas a necessidade de alguns cuidados:

1. Se apresentar febre associada à sintomas respiratórios (coriza, mal estar, tonturas, dor de garganta, entre outros) o mais adequado é evitar o contato com outras pessoas, inclusive consultas odontológicas e procedimentos eletivos. Em caso de sinais de alarme como falta de ar, procurar o serviço médico.

2. Lave as mãos com sabonete constantemente, ao sair e ao chegar em casa. Use álcool gel sempre que possível.

O QUE NÃO DEVE SER FEITO:

1. Não espirre nas mãos. Sempre usar o antebraço e cotovelo, lavando em seguida.

2. Não fique em aglomerações. Ao sair, lave as mãos.

3. Não use máscaras. Elas não servem para lugares abertos e se você não souber descartá-la corretamente, vai acabar se contaminando.

4. Não dissemine fake News. O momento precisa de multiplicadores, não oportunistas. Sempre cheque a veracidade da informação.

FATOS SOBRE O CORONAVÍRUS:

1. Ele afeta mais gravemente os idosos, principalmente cardiopatas acima de 60 anos.

2. Gestantes e crianças não parecem desenvolver quadros graves.

3. A transmissão ocorre muito mais pelas mãos do que pelo ar.

Recife – PE, 16 de março de 2020.
A Diretoria

NOTA ABMF-PE – Coronavírus

Estiveram reunidos na manhã desta terça-feira, 11, representantes do Conselho Regional de Odontologia de Pernambuco (CRO-PE) e da Câmara Técnica de Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial do CRO-PE. A reunião ocorreu na sede do Conselho, tendo como pauta principal o aliciamento de pacientes nas cirurgias bucomaxilofaciais e de que modo as Entidades podem atuar em conjunto para coibir esta prática que desrespeita o Código de Ética Odontológica e a norma da ANS.

Além de membros do CRO-PE, estiveram presentes os Cirurgiões-Dentistas Belmiro Cavalcanti do Egito Vasconcelos (presidente da Câmara), Gilberto Sousa Filho (presidente da Associação dos Cirurgiões e Traumatologistas Bucomaxilofaciais de Pernambuco – ABMF-PE e membro da Câmara) e José Rodrigues Laureano Filho (membro da Câmara e presidente do Colégio Brasileiro de Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial).

De acordo com o presidente do CRO-PE, a partir dos documentos apresentados pelas Entidades e pela Câmara, o Conselho irá contatar as operadoras buscando uma resolução administrativa. “Estamos atentos às ilegalidades e, caso os profissionais tenham denúncias para registrar, as Entidades já estão responsáveis por receber as cartas de encaminhamento por parte dos planos de saúde onde é detectado o aliciamento de pacientes a fim de que material substancial seja coletado e nós, junto à Procuradoria Jurídica, possamos analisar as medidas legais que podem ser tomadas, bem como acionar os órgãos competentes”.