Estiveram reunidos na manhã desta terça-feira, 11, representantes do Conselho Regional de Odontologia de Pernambuco (CRO-PE) e da Câmara Técnica de Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial do CRO-PE. A reunião ocorreu na sede do Conselho, tendo como pauta principal o aliciamento de pacientes nas cirurgias bucomaxilofaciais e de que modo as Entidades podem atuar em conjunto para coibir esta prática que desrespeita o Código de Ética Odontológica e a norma da ANS.
Além de membros do CRO-PE, estiveram presentes os Cirurgiões-Dentistas Belmiro Cavalcanti do Egito Vasconcelos (presidente da Câmara), Gilberto Sousa Filho (presidente da Associação dos Cirurgiões e Traumatologistas Bucomaxilofaciais de Pernambuco – ABMF-PE e membro da Câmara) e José Rodrigues Laureano Filho (membro da Câmara e presidente do Colégio Brasileiro de Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial).
De acordo com o presidente do CRO-PE, a partir dos documentos apresentados pelas Entidades e pela Câmara, o Conselho irá contatar as operadoras buscando uma resolução administrativa. “Estamos atentos às ilegalidades e, caso os profissionais tenham denúncias para registrar, as Entidades já estão responsáveis por receber as cartas de encaminhamento por parte dos planos de saúde onde é detectado o aliciamento de pacientes a fim de que material substancial seja coletado e nós, junto à Procuradoria Jurídica, possamos analisar as medidas legais que podem ser tomadas, bem como acionar os órgãos competentes”.